O pico de incidência é entre 6 e 18 meses, sendo que quase 70% das crianças menores de 1 ano terão pelo menos 1 crise de otite.
- Porquê meu filho tem otite com freqüência?
As crianças apresentam mais otite na faixa dos 6 aos 18 meses, e depois dos 4 aos 5 anos. A anatomia da tuba auditiva (um componente do ouvido que tem, entre outras funções, a de proteção da orelha) das crianças é diferente da dos adultos, facilitando a otite. Alguns fatores aumentam o risco dessa doença: nível socioeconômico baixo, crianças que freqüentam creche, época do inverno, poluentes ambientais com o cigarro, hipertrofia adenoideana, fissura palatina, anomalias crânio-faciais, deficiências imunológicas e alguns estudos apontam o refluxo gastroesofageano como fator de risco também. Nesses casos a criança deve ser acompanhado pelo otorrino, para fazer o diagnóstico preciso e identificar as possíveis causas.
- Como evitar a otite?
É difícil controlar completamente, mas alguns fatores podem reduzir sua ocorrência, como o tratamento de alergia em crianças atópicas, não fumar perto da criança, tratar o refluxo gastroesofageano. O aleitamento materno é fator protetor, reduzindo o risco de otite média aguda no primeiro ano de idade (pelas imunoglobulinas do leite materno).
Nenhum comentário:
Postar um comentário