sábado, 19 de março de 2011

Alteração na fala e audição

Um estudo publicado na Revista Brasileira de ORL analisou a diferença no processamento auditivo entre crianças com fala normal e desviante. A aquisição da fala costuma ocorrer entre o nascimento e 5 anos de idade, envolvendo um processo gradativo, com variações individuais.
Adquirir uma língua depende da audição. Entretando, em algumas crianças, esta aquisição pode não ocorrer de forma satisfatória, levando aos desvios fonológicos.
A fala desviante é caracterizada por substituições, omissões, inserções, transposições e/ou distorções dos sons da língua. Suas causas são indefinidas, mas estão associadas a sexo, idade, alterações auditivas, aspecto familial.
Estudos indicam que as dificuldades na linguagem oral podem estar associadass aos déficits do processamento auditivo, pois a audição é a principal via de entrada para que a aquisição linguística ocorra.
Os dados desse estudo publicado mostram uma possível relação entre potencial auditivo e desvio fonológico, já que crianças com desvios na aquisição da fala possuem desempenhos inferiores nos testes do potencial auditivo quando comparadas com crianças com desenvolvimento típico.


FONTE: Braziliam Journal of Otorhinolaryngology 76 (6) Novembro/Dezembro 2010

Nenhum comentário: