quinta-feira, 22 de abril de 2010

Alterações na fala no Mal de Parkinson

O Mal de Parkinson pode ocasionar alterações na fala do paciente, como rouquidão, tremor vocal, diminuição do volume e voz monótona. Segundo o autor Robbins, 70 a 90% do doentes evoluem com alteração da língua, laringe e faringe. A dificuldade para a comunicação verbal pode ser uma queixa em 30% dos pacientes.
Essa disartria gera grande desconforto para o paciente, alterando sua vida social e profissional.
Um estudo feito com pacientes com Mal de Parkinson mostrou que ocorre atividade motora involuntária no repouso vocal, traduzindo uma ausência de relaxamento completo da musculatura desses pacientes. A rigidez muscular do parkinsoniano pode causar redução do volume respiratório e a incoordenação favorece o escape de ar transglótico, gerando uma alteração da coordenação pneumo-fonoarticulatória.


FONTE: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology 76 (1) janeiro/fevereiro 2010

Labirintite na gravidez

As alterações hormonais que acontecem durante o ciclo menstrual, gestação e menopausa podem causar sintomas como vertigem, desequilíbrio, zumbido, "ouvido tampado", perda auditiva e sensibilidade à sons muito altos.
Um estudo foi publicado na Revista Brasileira de Otorrinolaringologia em janeiro/fevereiro de 2010 avaliando essas alterações nas grávidas. E observou que das 82 gestantes, 33% tinham zumbido, 24% pressão no ouvido, 18% diminuição da audição, 5% dodr de ouvido e apenas 1% sentiu melhora da audição durante a gravidez.
O estudo concluiu, portanto, que uma alteração no labirinto decorrente de alteração hormonal ocasione a queixa de vertigem no primeiro trimestre da gravidez, e parece diminuir no final da gravidez, devido à habituação labiríntica.

FONTE: BRAZILIAN JOURNAL OF OTORHINOLARYNGOLOGY 76 (1) JANEIRO/FEVEREIRO 2010