sábado, 22 de agosto de 2009

Apnéia do Sono

A Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS) tem sido estuda há anos, e iniciaram com os estudiosos Burwell, Robin, Waley e Bickelmann. Eles descreveram a Síndrome de Pickwickian, em homenagem ao novelista inglês Charles Dickens, autor do clássico "The Posthumous PApers of the Pickwickian Club", cujo personagem principal era um garoto obeso, roncador e sonolento. A síndrome é composta por obesidade, hipercapnia (acúmulo de CO2), cor pulmonale, eritrocitose e sonolência diurna excessiva.
Ocorre uma fragmentação do sono, levando à hipersonolência diurna.
As causas dessa doença são múltiplas, como alterações anatômicas das vias aéreas superiores e esqueleto facial, e alterações neuromusculares da faringe.
Estudos mostraram certas características da orofaringe de adultos roncadores, como faringe estreita, palato mole e úvula alongados. Com isso, a cirurgia do ronco (uvulopalatofaringoplastia) começou a ser feita. Porém, apenas 50% dos pacientes com apnéia de beneficiavam da cirurgia. Ainda assim, é o procedimento cirúrgico mais realizado para o tratamento dessa doença.

FONTE: Braz J of Otorhinolaryngology 75 (3) Maio/Junho 2009.

Nenhum comentário: