terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ruido e perda auditiva

 O ruido e constituido por varias ondas sonoras com relacao de amplitude e fase distribuidas anarquicamente, sendo desagradavel. O ruido pode ser continuo, flutuante e de impacto, aquele que apresenta picos de energia acustica de duracao inferior a um segundo.
 Os ruidos de impacto geralmente sao produzidos por rapidas expansoes de gas, como armas de fogo e explosoes de bombas. Estes sons podem atingir intensidades de 140 dB NPS (nivel de pressao sonora) em frequencias em torno de 2 e 3 kHz, e por isso podem causar perda auditiva.
 Quando o ouvido e exposro a ruido de impacto a uma intesidade maior ou igual a 120 dB, ha risco de trauma acustico. Como consequencia, o individuo tem um perda auditiva neurossensorial imediata e permanente, uni ou bilateral, com zumbidos. Pode haver recuperacao e melhora em alguns dias. A extensao e o grau da perda auditiva tem relacao direta com a intensidade da pressao sonora, duracao, frequencia e a susceptibilidade individual.
 A perda auditiva induzida por ruido (PAIR) e uma perda neurossensorial, que acomete inicialmente a faixa de frequencia entre 3 e 6 kHz. A Norma Reguladora 15 (NR-15) estabelece os limites de exposicao sonora do trabalhador.
 Um estudo feito em Sao Paulo analisou a exposicao ao ruido no estande de tiros durante os exercicios de tiro na Policia Militar de Sao Paulo. NHO 01, na qual estabelece que o limite maximo para a populacao estudada nao deve ultrapassar 109 dB. Identificou niveis de pressao sonora superiores aos recomendados pela norma Fundacentro Conseguiram demonstrar causa e efeito entre as principais areas de excitacao de energia na coclea e as frequencias com diminuicao de acuidade auditiva.

Fonte: Acoustic and psychoacoustic analysis of the noise produced by the police force firearms, Brazilian Journal of Otorhinolatyngology 77 (2) marco/abril 2011

5 comentários:

Fest Art decorações disse...

Ola tenho um problema
gostaria que me desse umas dicas.
Toda vez que eu bocejo, engulo alguma coisa, fico com a respiração forte, etc, ou fico muito gripado. tenho a sensacao que meu ouvido destampa, quando falo parece que a fala ta saindo dentro da cabeca (a audição aumenta) e isso me incomoda, então constantemente eu tenho que tapar o nariz e puxar a respiração para dentro pra voltar ao normal.
Gostaria de saber porque isso ocorre, qual o problema, e o que devo fazer pra parar totalmente com isso!

contato
cadimielvsqb@gmail.com

Desde já agradeço.

Unknown disse...

Bom, pelo que voce descreve parece que voce tem uma alteracao na pressao da tuba auditiva, ou secrecao na orelha media. A unica forma de fazer o diagnostico correto e atraves do exame fisico otorrinolaringologico e possivelmente alguns exames complementares. Marque com seu otorrino.
Att,

Karina disse...

Tenho exatamente o mesmo problema do amigo acima tenho essa sensação de que meu ouvido destampa frequentemente e tenho que puxar a respiração tampando o nariz(já constatado que é uma secreção além de otite e terei que colocar um tubo de ventilação no ouvido esquerdo), bom isso vem me acompanhando desde a infância mais ou menos, recentemente fiz três consultas e todos os otorrinos me recomendaram fazer uma lavagem no ouvido, o problema é que também sinto muitas dores e tenho receio de realizar a lavagem, pois em pesquisas na internet descobri que não é recomendável fazer lavagens em ouvidos inflamados ou com dores pois pode ocorrer perfuração do tímpano. Bom, eu sei que meu ouvido é constantemente inflamado pois sinto muitas dores.

Devo mesmo fazer a lavagem? E se eu tiver alguma lesão por trás da cera? Corro riscos?

Muito obrigada

Anônimo disse...

Tenho exatamente o mesmo problema do amigo acima tenho essa sensação de que meu ouvido destampa frequentemente e tenho que puxar a respiração tampando o nariz(já constatado que é uma secreção além de otite e terei que colocar um tubo de ventilação no ouvido esquerdo), bom isso vem me acompanhando desde a infância mais ou menos, recentemente fiz três consultas e todos os otorrinos me recomendaram fazer uma lavagem no ouvido, o problema é que também sinto muitas dores e tenho receio de realizar a lavagem, pois em pesquisas na internet descobri que não é recomendável fazer lavagens em ouvidos inflamados ou com dores pois pode ocorrer perfuração do tímpano. Bom, eu sei que meu ouvido é constantemente inflamado pois sinto muitas dores.

Devo mesmo fazer a lavagem? E se eu tiver alguma lesão por trás da cera? Corro riscos?

Muito obrigada

Unknown disse...

Karina,
Quando um medico indica a lavagem dos ouvidos deve levar em consideracao o estado do ouvido do paciente. Nao e possivel que eu faça uma avaliaçao do seu caso sem examina-la. Aconselho a se consultar com um otorrino de sua confianca para tirar suas duvidas.
Att,