domingo, 4 de maio de 2008

Queixas dos idosos na Otorrinolaringologia

A expectativa de vida da população teve um aumento importante nas últimas décadas. É estimado que a população brasileira deve duplicar até 2050, alcançando 15% da população brasileira. O idoso apresenta 3,5 vezes mais queixas de saúde quando comparados àqueles com menos de 65 anos. E 4 entre 5 pacientes com mais de 65 anos referem pelo menos um problema crônico.
No estudo feito na Santa Casa de Misericórdia de Cutitiba, as queixas mais freqüentes eram: perda de audição e zumbido, seguidos por queixas nasais e vertigem. A presbiacusia, ou perda de audição causada pelo envelhecimento, é uma das alterações mais comuns relacionadas à idade.
A disfagia, ou a dificuldade de engolir, também é outro problema encontrado nos idosos. Há várias causas, mas é importante descartar tumor.
A obstrução nasal, coriza, sangramento nasal e os distúrbios de olfato também são comuns. Distúrbios da voz são observados em 12% dos idosos.

FONTE: Prevalência dos principais sintomas ORL numa população geriátrica ambulatorial, Arquivos internacionais de otorrinolaringologia, Ano: 2008 Vol. 12 Num. 1 - Jan/Mar

Nenhum comentário: