sábado, 22 de agosto de 2009

Vertigem no período menstrual

No período menstrual ocorrem alterações hormonais (estrogênio e progesterona) que podem gerar alteração no equilíbrio e audição.
O período menstrual é composto pelas fases lútea e folicular, e pode ser definido como o intervalo entre o primeiro dia de uma menstruação e o primeiro dia da menstruação seguinte.
A tensão pré-menstrual (TPM) é um conjunto de sintomas que inicia entre 10-14 dias antes da menstruação e desaparece após o início da mesma. Ela atinge 75% das mulheres em idade fértil.
A fase lútea é chamada de fase pré-menstrual. Nela ocorre a maioria dos sintomas nas mulheres, como retenção de líquido (inchaço), aumento de peso, constipação, instabilidade emocional, dores generalizadas e mudança na alimentação, com vontade de comer doces. Nessa fase pode ocorrer a hidropsia labiríntica, com intolerância ao ruído e sensação de "cabeça oca".
A fase folicular também é chamada de fase menstrual.
Também pode ocorrer vertigem ou tonteira nos dias anteriores à menstruação, causando hidropsia no labirinto e sintomas muito parecidos com da Doença de Ménière.

FONTE: Artigo "Caracterização vestibular no ciclo menstrual", Braz J Otohhinolaryngol. 2009; 75(3):375-80.

7 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde,
Tenho 24 anos.
Em 2009, foi a 1ª vez que me apareceram as tonturas. Inicialmente fui a minha médica de família e a Doutora chegou a pensar que estavam relacionadas com o fígado e aconselhou-me fazer uma dieta.
No entanto, as tonturas não passaram e a minha médica informou-me que se tratavam de vertigens. Duraram por volta de 2 semanas. Desde então não voltei a ter vertigens até ao Verão de 2010.E desde Agosto desse ano, tem vindo todos os meses com duração de 2 semanas. Ao longo desse tempo tenho me apercebido que as vertigens surgem 9 dias antes da menstruação e prolongam-se durante a menstruação e terminam quando a menstruação acaba.

Há algo que eu posso fazer para evitar estas vertigens ou devo fazer exames mais aprofundados?Agradecia uma resposta se possível.

Anónimo

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa tarde,
Há sim várias coisas a fazer para evitar sua vertigem, e alguns exames devem ser feitos para diagnosticar o que está havendo. Para isso, deve se consultar com um otorrino para avaliação completa.
Espero ter ajudado.

Danielle disse...

Também sinto isso.. tem mês que dá, tem mês que não dá... têm mês até que os sintomas emendam de um mês para outro, de tanto que demora pra passar. Também me aumentam as dores lombares e congestão nasal. Será que tudo tem a ver?

Anônimo disse...

Sinto o mesmo Daniele. O que fazer será?

Unknown disse...

Boa noite.Tenho sentido esses mesmos sintomas acompanhados de náuseas...

Unknown disse...

Nossa sofro com isso!ja procurei ate neurologista,ele me disse que eu sofro de transtorno de ansiedade,que piora na fase da tpm...As vezes melhora muito,mas logo volta! Eu queria mesmo era um remedio que parasse de mestruar,mas tenho medo!!