domingo, 27 de abril de 2008

Atenção se a criança colocar objeto no ouvido!!!

Infelizmente vemos nas emergências crianças com corpos estranhos nos ouvidos, como miçanga, pequenos pedaços de plástico, feijão, milho... Algumas vezes são encontrados insetos, que entram no ouvido e ficam presos, causando muito sofrimento ao paciente.
O estudo publicado na Revista Brasileira de Otorrinolaringologia em janeiro de 2008 analisou 1356 pacientes atendidos no hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro, do ano de 1992 a 2000. O objeto mais freqüente foi o feijão, mais comum na idade de 1 a 4 anos. Dentre os insetos, o mais comum foi a barata, seguida de larva de mosca.
É importante saber que isso pode levar a perfuração do tímpano e perda de audição. Ainda mais porque muitas vezes a criança esconde o fato por medo de ser repreendida, atrasando e complicando o tratamento.
Por isso, se isso acontecer com alguma criança próxima a você, leve-a imediatamente ao otorrinolaringologista.

FONTE: Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, Vol 74, Ed.1, janeiro-fevereiro 2008.

24 comentários:

Ana Paula disse...

olá meu filho de 10 anos por incidente deixou entrar ou colocou algo em seu ouvido um pedaço de papel que entrou e não saiu mais foi levado ao medico para a retirada, depois desse procedimento eu gostaria de saber o que faço em casa; atenciosamente Ana Paula

Unknown disse...

Ana Paula,
Se já foi retirado o papel, você deve ficar atenta a qualquer sinal de inflamação no ouvido, como dor e saída de secreção do local, e redução da audição. Não acontecendo isso, não há muito com o que se preocupar.

mateus gonzaga disse...

entrou um papel no meu ouvido o que eu faço pra retiralo em casa sem presisar ir ao medico?

Unknown disse...

Mateus,
Você precisa ir ao médico, não há como te orientar diferente.

Fernanda Cella disse...

Meu filho colocou um objeto plástico no ouvido. Já consultamos e a médica receitou um remédio para pingar, para tentar retirar em alguns dias. Minha pergunta é, se neste meio tempo eu posso fazer algum tipo de compressa para aliviar a pressão, ele reclama de dor. Obrigada.

Fernanda Cella disse...

Meu filho colocou um objeto plástico no ouvido. Já consultamos e a médica receitou um remédio para pingar, para tentar retirar em alguns dias. Minha pergunta é, se neste meio tempo eu posso fazer algum tipo de compressa para aliviar a pressão, ele reclama de dor. Obrigada.

Unknown disse...

Fernanda,
Bom dia. Você pode colocar uma compressa morna seca em cima da orelha, e dar analgésico em caso de dor, se ele não for alérgico à medicamento. Volte ao médico caso ele fique com dor apesar do medicamento para pingar.
Abraços,
Luciana.

A iludida disse...

Meu filho de 3 anos enfiou chaton e milhos pra dentro dos dois ouvidos. O medico disse pra esperar cicatrizar a ferida mas nao tirou o milho de la. O q devo fazer

A iludida disse...

Meu filho de 3 anos enfiou chaton e milhos pra dentro dos dois ouvidos. O medico disse pra esperar cicatrizar a ferida mas nao tirou o milho de la. O q devo fazer

Unknown disse...

Olá,
Deve voltar ao otorrino, porque a presença do milho pode causar infecção no ouvido dele.

A iludida disse...

Obrigado. Levei ele e foi retirado graças a Deus

A iludida disse...

Obrigado. Levei ele e foi retirado graças a Deus

Unknown disse...

olá acabei de ver que meu filho de 3 anos encheu o ouvido de creme dental o que devo fazer?

Unknown disse...

Quando eu era pequena coloquei miçangas no ouvido.. Ate hj nao fui ao medico... Pode me trazer problemas

Graziele Paula disse...

Minha filha enviou uma miçanga no ouvido, o que deve fazer?

Unknown disse...

Meu filho deixou cair um pedaço de Borracha no ouvido. Levei no médico e ñ conseguiram tirar. O q devo fazer?

Unknown disse...

Meu filho de 4 anos colocou palito de macarrão nu ouvido o que faço ?

Unknown disse...

Meu filho colocou frijao no ouvido..já fais alguns meses ele falou quem colocou foi a prima dele ao que ela e maior que ele ..por fim ele parou de reclama achei que era mentira agora ele voltou com muitas dor no iuvouv levei ao médico tá mega imflamado e n tem otorrino em lugar nenhum tô desesperada !

Unknown disse...

Meu filho de 2 anos acaba de por um palito no ouvido chorou... ja foi retirado mas agora devo fazer algo?

Ana Clara disse...

Oi, meu filho de dois anos colocou uma bolinha de miçanga dentro do ouvido. Levamos ao médico e ele não conseguiu retirar e também não passou nenhum outro procedimento. Como posso fazer?

Unknown disse...

Meu ouvido ta com papel sim eu vou
a remédio pra cera tira o papel

Unknown disse...

Oi meu nome karina deu uma cosera no meu ouvido eu cosei com um pedaso de papel dai ficou um pedacinho dentro si eu compra remédio pra cera será que resolve

Unknown disse...

Meu filho colocou borracha do lápis no ouvido o que fazer?

Fernanda disse...

Ola minha filha de dois anos e meio coloco um palito de fósforo no ouvido ao sentir a dor ele tiro e comeco a chorar fico im longo periodo nem recamar do ouvi porem na hora de dormir comecou a reclamar de dor, morammks em um propriedade rural londe da cidade oq eu faco ?