sexta-feira, 25 de abril de 2008

Os bebês escutam tudo dentro do útero!

Antigamente se achava que o feto ficava isolado do som externo. Mas as mulheres grávidas diziam que seus bebês se mexiam em resposta a sons exógenos intensos. E de fato estudos mostraram que os componentes melódicos dos sons externos se preservam no útero.
E ainda se viu que os bebês, no final da gestação, são capazes de discriminar as vozes de 2 pessoas falando a mesma frase.
O barulho não chega ao bebê da mesma forma que é fora do útero. Isso ocorre porque os tecidos e fluidos do abdome atenuam o som. Através de medições mostrou-se que a atenuação é menor para os tons mais graves do que para os mais agudos. Quer dizer que a voz do pai, por exemplo, chega mais parecida com sua "versão externa" ao bebê.
Além disso, o bebê escuta outros sons da mãe: a respiração materna, atividade intestinal, pulmonar, sua voz e seus movimentos.

FONTE: Audiology & Neuro-Otology Basic Research and Clinical Application, Volume 8(6), Novembro 2003, p 347–353

Um comentário:

Unknown disse...

Interessante !

De fato, em lojas especializadas em bebês é possível encontrar CDs instrumentais de musica de ninar com letras no encarte, para que a mãe possa cantar para o bebê quando ainda está no útero.